quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nas ferias do natal, basicamente do dia 18 ao dia 23 e do dia 29 ao 31 de Dezembro fui sempre trabalhar. No dia 24 de Dezembro fui para a terra da minha mae, em Castelo Branco, a miha mae, a minha avo e umas tias minhas começaram logo a fazer os doces e comida de Natal, começaram por fazer as filhós, sonhos e coscorões. Depois do almoço e do café tomado começaram a fazer o jantar o bacalhau com batatas e coves cozidas. No mesmo dia á noite por volta das 21h00, fomos ver um bocado o madeiro ao pe da igreja, a populaçao de la acende o madeiro e fica a noite toda acesso ate ao dia de natal. Mais tarde por volta das 24h00 abrimos os presentes, comemos uns quantos doces e fomos dormir. No dia 25, todos nos levantamos tarde, a hora de almoço fizeram o refugado do jantar de dia 24 e a tarde derivado a chuva, a tarde foi passada a conversa e a ver televisao, o resto dos dias ate 28, não fiz nada de especial sem ser tomar conta de um primo. No dia 28 de manha vi-me embora para a minha casa, a tarde passei no computador e a jogar consola. No dia 29 ao 31 fui trabalhar, e no dia 30 fui ao jantar de ano novo la do trabalho. Nos dias seguintes ate ao dia 5 de janeiro aproveitei sempre as manhas a fazer btt, e as tardes para descansar. No dia 31 passei o ano novo com a minha familia e mais tarde fui ter com uns amigos.




...............................................................................................................................................................

In my Christmas holyday´s, basically the day 18 to 21 and the day 29 to 31 of December I always
go work. On day 24 of December I go to my mum land, in Castelo Branco, my mother, my grandmother and some aunts, they start make candy and christmas food, they start to make filhós, dreams and coscoroes. After lunch and cofee taken, they start make dinner, cod, potatoes and cabbage cooked. In the same day around 21h00, we go to see the “madeiro” near the curch, the population of ther they lightning the “Madeiro”, and it stay ther all night long as far as the christmas day. Later around 24h00, we open the presents, and we eat some candy´s and we go to sleep. On the 25 day, evryone get up later, at the lunch time they make the mullok of the food of las t dinner, and in afternoon derivative of the rain, the afternoon pass with some conversations and watch tv, the rest of the days until 28, I didn´t do nothing especial without taking account of a cousin. On the day 28 in the morning I even so to my house, and in afternoon I spent in computer and playing in my console. On the day 29 to 31 I went go to work, On 31 at night i go to the new year dinner of the company. In the following days until the 5 of January, I always enjoy the mornings to practise btt, and the afternons to rest. On the 31 day I spend the new year with my family e later I have with my friends.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bicicletas





Indice

1-Bicicletas
-Trial
-MTB(mountain bike)
-Freeride
-Downhill


Existe uma federanção de btt onde nos podemos federar, a federação exige um bom andamento e dá-nos descontos os custos das varias provas. Nos vários desportos em que se usa uma bicicleta são o trial que se usa uma bicicleta rígida á frente e atras para poderem fazer os varios tipos de truques e saltos que esta modalidade obriga. Existe tambem o MTB, ou seja, mountain bike, que exige uma bicicleta mais leve e com suspensões. Uma bicicleta MTB, normalmente utiliza o aluminio 6061 que pesa talves 8 ou 9 kg, a suspensão pode ser a oleo ou a ar, as bicicletas podem ser rígidas so tem suspensão á frente u de full suspension, suspensão á frente e atrás. Estas bicicletas vêem com um botão no qual se pode trancar as suspensões, o curso da suspensão á frente geralmente custo-ma ter 100 ou 110mm e a de trás entree 10 a 15mm.
Nas bicicletas rígidas o curso da suspensão vai entre os 80 aos 120mm, o resto do equipamento, os travões podem ser hidrálicos ou a cabo e os desviadores traseiros e dianteiros juntamente com a pedaleira, carretos e corrente podem-se escolher, os pneus normalmente têm a grossura de 2 até á 2.40 mas que caibam nos quadros. Há tambem o freeride que é uma modalidade parecida ao MTB mas mais radical e mais tecnico, uma bicicleta de freeride é fullsuspension tendo um curso que vai dos 100 aos 150mm(senao m engano), a pedaleira so vem com duas prateleiras devido a modalidade ser quase sempre a descer, e o quadro a frente na caixa de direcção é um pouco maior e mais grossa, esta modalidade exige mto sangue frio e bons reflexos para os varios saltos a uma boa altura. O Downhill é uma modalidade que é sempre a descer e muito radical tambem necessitando de sangue frio e muita coragem para os grandes saltos que se faz mas faz-nos sentir muita adrenalina. Uma bicicleta de Downhill é muito parecida há de freeride sendo só mais pesada e a suspensão ja é de dupla coroa que tem um curso de 200 a 220mm.Mas tambem é uma modalidadde ao qual acontecem muitos acidentes tornando este desporto perigoso. O freeride e o downhill é muito praticado pelos jovens.